Para todos os artistas
- Rafaela Chor
- 12 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Aqui estou eu novamente.
Pronta para mais um desafio, para mais uma quebra de roteiro, mais uma vez em posição de escolha.
Esta posição não me é confortável e nunca foi. Sempre fui péssima para tomar decisões, embora os outros digam o contrário. Às vezes a nossa mente nos sabota mesmo e nos faz desacreditar de tudo o que temos como verdade em nossas cabeças.
Ser artista não é fácil, ainda mais em um país onde a arte não é minimamente valorizada. Cada decisão de fazer arte nos é uma quebra de barreiras e tabus enorme.
Estou novamente na posição de escolher fazer arte ou decidir manter algum emprego que não me dará tempo para fazer poesia, pintar, cantar, tocar, enfim, tudo o que me mantém respirando. Porém também é preciso reconhecer que o emprego tradicional seria um ganha-pão de maneira mais certeira.
O trabalho tradicional manteria minha mente regrada e meu corpo sustentado. O trabalho artístico manteria minha consciência viva e meu corpo livre, ou seja, devidamente desperto.
Eu sinto que meu peito pede por algo e a minha mente pede por aquilo que é totalmente o oposto do que a intuição precisa. Digo que "precisa" porque a arte é o que me mantém viva. Respirar arte, transpirar arte, fazer arte, tudo isso é algo natural para quem nasceu com a curiosidade extra de explorar outros meios de se expressar que não os números, por exemplo.
Não me entenda errado, há sim beleza nos números e na área de exatas, mas o humano é o que me chama a atenção e sempre chamou. É a partir do ser humano que podemos experienciar coisas que transpassam a barreira do certo e do errado. Que podem transmutar sentimentos e sensações e que comunicam em diversos sentidos.
Estar nessa posição só me faz perceber o peso que as coisas têm em minhas costas. Por um lado, tenho o mundo me dizendo que falhar é o meu destino, caso queira ser artista em tempo integral. Por outro, tenho pessoas que acreditam no meu potencial mais do que eu mesma acredito. É a famosa sensação de ter em cima dos ombros alguém te dizendo o que é correto ou não.
Acontece que a intuição é uma coisa que nunca falha, não é mesmo? E é através dela que eu vou me localizar neste mundo que parece não ter muito espaço para mim. É ela que vai guiar todas as minhas decisões e que vai dar a tão esperada guinada na minha vida.
E, se por acaso, você estiver passando pela mesma situação, esse é o conselho que posso oferecer, pois além disso, eu não sei mais de nada. Infelizmente. Acredito que cada um sabe avaliar a sua própria jornada a ponto de reconhecer quando é o momento exato para tomar tal decisão, isto é, se tiver alguma decisão a ser tomada.
Há artistas que apenas sabem de seus destinos e usam a intuição desde muito cedo para se livrar de complicações como esta em que estou.
A sua intuição deve ser a sua chave número um para resolver passar pelas adversidades da vida, e é através dela que você chegará na sua resposta. É assim que cheguei na minha, através dela e através desse texto.
Lembre-se que nem tudo depende de você, e o que depende de você já está sendo feito. Respire e entenda que se você chegou até aqui, foi por um motivo, mas só você saberá qual é.
Artista, te desejo toda a sorte do mundo, mas não que você irá precisar, e se por acaso necessitar de um ombro amigo, é só me chamar. Estamos juntes.
Artista em tempo integral.

Esse texto me representa demais 💙